Governo Municipal, voluntários e veterinários unem forças para garantir o bem estar dos animais da cidade e promovem a 1ª Campanha de Castração de Cães e Gatos.
A Casa da Agricultura está promovendo uma campanha de incentivo à guarda responsável de cães e gatos. O objetivo é controlar a população, diminuir os animais nas ruas e proporcionar mais qualidade de vida a eles.
Segundo a médica veterinária, responsável pelo projeto, Maria Antônia Calazans, a situação destes animais no município é a mesma que se repete em todo o Vale do Paraíba. "Temos uma superpopulação que supera mais de 5.500 animais em todo o município. Todo o problema com cães e gatos sem cuidados começa com a reprodução sem controle, que leva ao abandono.
Foto: Recebendo os animais
Na rua, esses animais sofrem maus tratos, passam fome, tornam-se suscetível a doenças – que podem contaminar outros animais e seres humanos, além de contribuírem com a poluição ambiental, ao rasgarem sacos de lixo e fazerem suas necessidades pelas ruas. O primeiro passo é conter esta reprodução, incentivando a guarda responsável, o que pretendemos desenvolver a partir de agora com a colaboração do Grupo de veterinários do Vale do Paraíba e de simpatizantes pela causa", explicou.
Foto: Demonstra o cuidado e a atenção dos veterinários
No mês de fevereiro, aconteceu o 1º Encontro de veterinários e voluntários para o controle da população de cães e gatos no Vale do Paraíba, em Paraibuna. "Foi um primeiro passo para analisarmos a situação e traçar as primeiras medidas"disse Maria Antônia. O encontro resultou no 1º Mutirão de Castração, realizado em 20 de março, onde cerca de 70 animais foram esterilizados.
Foto: Equipe de veterinários
Na ocasião também teve início o trabalho de cadastramento e identificação de cães e gatos do município. " ideia é que todos recebam um microchip, que remeterá a um cadastro, onde estarão as principais informações sobre o animal e seu proprietário", conta o técnico agrícola, João Paulo Barros, que auxilia no projeto.
Foto: Animais recebendo chip
A proposta agora é realizar outros mutirões e iniciar uma campanha de educação pública e humanitária para sensibilizar a população a colaborar com o bem-estar de cães e gatos no município. "Demos início a um trabalho árduo, que necessita da colaboração de todos e do trabalho voluntário das pessoas que gostam de cães e gatos", falou Maria Antônia.
Para o diretor de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Marcos Antônio de Carvalho Lima, a causa é muito importante para o município. "A preocupação com a situação de cães e gatos é uma questão de saúde pública. Cuidando destes animais, estamos garantindo a saúde da população", declarou.
O Resultado da Campanha foi satisfatório, dos 70 animais pré-cadastrados, 54 compareceram, sendo:
Cães: 30 fêmeas e 07 machos
Gatos: 12 fêmeas e 05 machos
(E todos passam bem!)
Foto: entrega dos animais aos seus donos
Parabéns e muito obrigado a todos os funcionários, voluntários, veterinários e donos dos animais que participaram dessa importante campanha. Vitão
Para informações sobre a campanha procure a Casa da Agricultura (12) 3974-2120
Mais notícias referente a matéria acesse:
http://www.paraibuna.sp.gov.br/noticia.php?Id=420