Pesquisar matérias

22 de março de 2011

1ª Campanha de Castração de cães e gatos

Governo Municipal, voluntários e veterinários unem forças para garantir o bem estar dos animais da cidade e promovem a 1ª Campanha de Castração de Cães e Gatos.

A Casa da Agricultura está promovendo uma campanha de incentivo à guarda responsável de cães e gatos. O objetivo é controlar a população, diminuir os animais nas ruas e proporcionar mais qualidade de vida a eles.


Segundo a médica veterinária, responsável pelo projeto, Maria Antônia Calazans, a situação destes animais no município é a mesma que se repete em todo o Vale do Paraíba. "Temos uma superpopulação que supera mais de 5.500 animais em todo o município. Todo o problema com cães e gatos sem cuidados começa com a reprodução sem controle, que leva ao abandono.

Foto: Recebendo os animais

Na rua, esses animais sofrem maus tratos, passam fome, tornam-se suscetível a doenças – que podem contaminar outros animais e seres humanos, além de contribuírem com a poluição ambiental, ao rasgarem sacos de lixo e fazerem suas necessidades pelas ruas. O primeiro passo é conter esta reprodução, incentivando a guarda responsável, o que pretendemos desenvolver a partir de agora com a colaboração do Grupo de veterinários do Vale do Paraíba e de simpatizantes pela causa", explicou.

Foto: Demonstra o cuidado e a atenção dos veterinários


No mês de fevereiro, aconteceu o 1º Encontro de veterinários e voluntários para o controle da população de cães e gatos no Vale do Paraíba, em Paraibuna. "Foi um primeiro passo para analisarmos a situação e traçar as primeiras medidas"disse Maria Antônia. O encontro resultou no 1º Mutirão de Castração, realizado em 20 de março, onde cerca de 70 animais foram esterilizados.



Foto: Equipe de veterinários


Na ocasião também teve início o trabalho de cadastramento e identificação de cães e gatos do município. " ideia é que todos recebam um microchip, que remeterá a um cadastro, onde estarão as principais informações sobre o animal e seu proprietário", conta o técnico agrícola, João Paulo Barros, que auxilia no projeto.

Foto: Animais recebendo chip

A proposta agora é realizar outros mutirões e iniciar uma campanha de educação pública e humanitária para sensibilizar a população a colaborar com o bem-estar de cães e gatos no município. "Demos início a um trabalho árduo, que necessita da colaboração de todos e do trabalho voluntário das pessoas que gostam de cães e gatos", falou Maria Antônia.
Para o diretor de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Marcos Antônio de Carvalho Lima, a causa é muito importante para o município. "A preocupação com a situação de cães e gatos é uma questão de saúde pública. Cuidando destes animais, estamos garantindo a saúde da população", declarou.
O Resultado da Campanha foi satisfatório, dos 70 animais pré-cadastrados, 54 compareceram, sendo:
Cães: 30 fêmeas e 07 machos
Gatos: 12 fêmeas e 05 machos
(E todos passam bem!)

Foto: entrega dos animais aos seus donos

Parabéns e muito obrigado a todos os funcionários, voluntários, veterinários e donos dos animais que participaram dessa importante campanha. Vitão

Para informações sobre a campanha procure a Casa da Agricultura (12) 3974-2120


Mais notícias referente a matéria acesse:

http://www.paraibuna.sp.gov.br/noticia.php?Id=420


7 comentários:

  1. Fico muito feliz em saber que Paraibuna é mais um município a ter a iniciativa de atuar neste grave problema, que é de todos nós! Parabéns a toda a equipe!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PARAIBUNA!!!!!!!!!!!!
    PARABÉNS VETERINÁRIOS DO BEM!!!!!!
    EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS TEMOS UM PREFEITO OMISSO EM RELAÇÃO A ESSA CAUSA.
    PARABÉNS VITÃO,ISSO QUE É PREFEITO.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS PARIBUNA, POR TEREM UM PREFEITO QUE DE FATO SE PREOCUPA COM A POPULAÇÃO... E MEUS PÊSAMES SÃO JOSE DOS CAMPOS, POR TEREM UM PREFEITO TÃO DISTANTE DA CAUSA ANIMAL, QUE AQUI É UMA VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. PARBÊNS PARAIBUNA .!!!MARAVILHOSO VITÃO SUA INICIATIVA GENIAL..!!!!!OBRIGADO VETERINÁRIOS.....DEUS PROVÊ,DE CADA UM DE NÓS !!
    ESSE É O TESTE QUE ELE NOS DÁ..VCS FORAM MARAVILHOSOS...QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO CADA UM DE VCS ,QUE PARTICIPARAM NESTA ETAPA DO BEM...ALESSANDRA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Sr. Victor de Cássio Miranda,

    Sou defensor da causa animal e fiquei muito contente ao saber da 1ª Campanha de Castração de cães e gatos. Sou de São José dos Campos/SP, cidade onde a prefeitura não toma uma atitude eficaz sobre esta questão.

    Parabéns pelo belo trabalho.

    --
    Marcelo Pazos

    Analista em C&T
    Ministério da Ciência e Tecnologia
    Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - CTNBio
    Setorial Vegetal/Ambiental
    TEL: (61) 3411-5167
    Setor Policial Sul -SPO Área 5 Quadra 3 Bloco B -Térreo Sala T-13
    CEP: 70610-200 Brasília - DF

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a Paraibuna e à sua população pela preocupação com o bem estar dos animais. Que pena que São José dos Campos não tem nem prefeitura e nem população que se preocupem com essa questão, afinal, se houvesse essa preocupação não continuariam votando em inimigos da questão ambiental/animal.

    ResponderExcluir
  7. Sr Victor,tomei conhecimento do seu trabalho referente a causa animal e quero aqui parabenizar sua atuação nesse sentido,pois nossos irmãos de 4 pernas precisam muito de pessoas como o senhor com sua sabedoria e antes de tudo com o coração generoso aos menos favorecidos,moro em São José...
    Mais uma vez meus parabens e continue assim.Eduardo

    ResponderExcluir