Pesquisar matérias

4 de setembro de 2010

Feira do Produtor Rural: uma história de vidas

No mês de agosto, a Feira do Produtor Rural, completou 17 anos de realizações e conquistas; hoje, é um exemplo de projeto bem sucedido.

Foto: Vilma - Bairro do Varjão

A Feira começou em 1993, com o objetivo de abrir espaço para o pequeno produtor comercializar seus produtos diretamente ao consumidor, fornecendo alimentos mais saudáveis e baratos à população.


Foto: Antônio Tenório - Bairro do Rio Claro

No início eram apenas três produtores que vendiam seus produtos com pouca estrutura, utilizando barracas simples, na Avenida Nabor Nogueira Santos. Aos poucos, o empreendimento foi crescendo e se estruturando. Agora, no Largo do Mercado, ganhou novos feirantes e uma estrutura padronizada de barracas. Ao mesmo tempo, foi se tornando um hábito no dia-a-dia das donas-de-casa paraibunenses.

Foto: João - Bairro do Morro Azul

Antônio Tenório e a esposa Benedita são exemplos. Antes de entrar para a Feira, trabalhavam como meeiros e dedicavam-se ao plantio de feijão e milho. Com os baixos preços dos dois cereais, resolveram investir nas hortaliças e fazer parte da Feira que estava começando. Com muito trabalho e dedicação, conseguiram comprar a maior parte do terreno que arrendavam para produzir. "A feira é a nossa única renda. É um trabalho que exige muito da gente, precisa de atenção todos os dias. Mas, eu gosto. É o que nos ajuda a ter o nosso cantinho", conta com orgulho, Antônio Tenório.

Foto: Maria - Bairro do Rio Claro

Segundo o Diretor de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Marcos Antônio de Carvalho Lima, a Feira está sempre entre as prioridades dos trabalhos desenvolvidos pela diretoria. "Existem vários projetos que beneficiam o pequeno produtor, como o de mecanização agrícola e o de repasse de calcário. Alem do apoio técnico que é dado constantemente", declarou. Hoje, 22 produtores compõem a Feira, que leva o nome de um de seus pioneiros, "Marcílio Ribeiro de Souza". Para fazer parte do projeto, o interessado deve fazer sua inscrição na Casa da Agricultura e passar por uma triagem. Lembrando que só é permitida a comercialização de produtos agrícolas e artesanais feitos no município de Paraibuna e por produtores rurais.


Foto: Gilberto - Bairro do Espírito Santo

Foto: Tina - Bairro do Teles

Foto: Pedro e Ednalva - Bairro da Grama

Foto: Zé da Serra - Bairro do Itapeva

Foto: Dona Ana - Centro

Foto: Ângela - Bairro do Rio Claro

Foto: Benedito Garcia - Bairro do Espírito Santo


Foto: Cláudio e família - Bairro do Morro Azul

Foto: Antônio - Bairro do Espírito Santo

Foto: João Batista - Bairro do Chororão

Foto: Hamilton - Vila Amélia

Foto: José Jair - Bairro do Lajeado

"Aos Produtores Rurais, além de agradecer pelo abastecimento, quero parabeniza-los pela comemoração de mais um aniversários da Feira que é consolidada em Paraibuna como referência de alimento saudável e mais um atrativo turístico".

Victor de Cássio Miranda (Vitão)

Vice-Prefeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário