Pesquisar matérias

31 de janeiro de 2010

Situação de Alerta em Paraibuna

Que o tempo esta mudando, todo mundo sabe, mas estamos observando nos últimos dias o absurdo que as águas das chuvas vêm ocasionando na Região do Vale do Paraíba, principalmente nas cidades de Cunha e São Luis do Paraitinga onde a catástrofe foi imensa, perdendo inclusive vidas.

Todos os municípios são monitorados pela Defesa Civil Estadual que solicita relatório diários dos índices pluviométricos. Segundo dados da própria Defesa Civil, Paraibuna suporta um acúmulo de água de até 100 milímetros em 03 dias, apartir disso podem ocorrer situações críticas, ou seja, a probabilidade de grandes transtornos torna-se eminente.


Foto: Bairro Chororão


No dia 26 deste mês, tivemos uma forte chuva de 92 milímetros que somado ao acumulado obteve um total de 180 milímetros (em 03 dias), ou seja, passamos por um momento muito difícil e preocupante.

Felizmente os danos foram apenas materiais. O córrego lava-pés, que corta o município pela Vila de Fátima transbordou e atingiu cerca de 15 residências que tiveram perdas em pequenas proporções. Todas as famílias foram prontamente atendidas pelo Serviço Social.

Outro transtorno por causa das enchentes, foi a falta de água, devido a paralização das obras de troca e elevação dos dutos de água próximo ao campo de futebol.



Inúmeras barreiras deslizaram e ilharam muitos bairros da Zona Urbana (São Guido e Bela Vista) e Rural (Macaco, Ilhéus, Pinhal, Chororão, Itapeva, Campo Redondo, Bragança, Capim d'angola, Ribeirão Branco, Salto, Canoas, Lageado, Morro Azul e Varginha), que em dois dias as equipes de Obras (Defesa Civil), Agricultura e Eta da Prefeitura conseguiram liberar todos os acessos.

Foto: Deslizamento de terras próximo a Avenida São José


Foto: Bairro Ribeirão Branco


Foto: Bairro Lageado

Foto: Bairro Canoas


Diversas pontes de concreto e madeira foram danificadas e outras completamente destruídas.


Entre tantos prejuízos destaco o deslizamento de terras da Avenida Dr. Lincoln Feliciano da Silva, próximo a captação de água que será necessário investimento estadual para realização da obra. Técnicos do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) responsável pela estrada, estiveram no local e realizaram uma avaliação.


Foto: Deslizamento de terras próximo a captação de água.

Comentário de internautas no Orkut

Mátéria Exibida pela TV Band Vale em 27/01/2010

Para mais informações acesse:

TV Vanguarda (Rede Globo) - Matéria exibida em 27/01/2010

http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=64959

Prefeitura de Paraibuna

http://www.paraibuna.sp.gov.br/noticia.php?Id=97



7 comentários:

  1. Sugestão: Que a defesa civil da cidade, tenha membros em cada bairro e que suas avaliações ou seus alertas, sejam levados a sério, ou, ao menos, investigados.

    Fernandão - Câmara

    ResponderExcluir
  2. Vitão, primeiramente gostaria de parabenizar vc e o Prefeito Barros pelo belo trabalho que tem feito em nossa cidade. A cada dia Paraibuna está mais linda graças a vcs.
    Gostaria tbem de te agradecer pela atenção que vc tem sempre com todos, pude acompanhar seu trabalho nestes dias de chuva pela TV e vi o seu empenho e a sua preoculpação em ajudar as pessoas, principalmente as do bairro do Chororão que ficaram isoladas.
    Foi até emocionante ver vc junto com os funcionários da Prefeitura debaixo da chuva correndo de um lado para o outro atrás de soluções para os problemas. Eu presenciei vc com o pessoal da Tv Vanguarda quando uma barreira caiu e vcs também ficaram presos lá no Chororão.
    Naquele momento senti um orgulho imenso por saber que vc é o nosso Vice Prefeito, o nosso representante.
    Muito obrigada por tudo, que Deus te abençoe!

    Abraços

    Márcia Monteiro de Souza

    ResponderExcluir
  3. Vitão, parabéns pelo trabalho neste difícil começo de ano. E, mais uma vez: parabéns po este canal de diálogo. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Vitão, fico contente por estar acompanhando as obras feitas em nossa cidade. Mas gostaria que vc resolvesse o problema em minha rua, pois muitas pessoas não estão respeitando o trânsito impedido na avenida Lincoln e estão passando ônibus da Gastau, caminhões e demais veículos, se acontecer alguma fatalidade, pode crê que vão culpar o poder público...Por favor, faça alguma coisa urgente, antes que aconteça o pior...Abraço, Cris e fabiano

    ResponderExcluir
  5. Vitão parabéns pela solução junto a Litoranea
    o ônibus das 07:05, voltou a todo Vapor.
    voltou antes do retorno das aulas.
    Mais uma conquista aos Paraibunenses.
    Ass.Silvinho

    ResponderExcluir
  6. olá vitor,.....devido seus relatos como esta a situação da barragem.....há prigo de estourar pelo acumulo de agua.
    para bens pelo trabalho bj

    ResponderExcluir
  7. Respostas:

    Fernando: Defesa Civil somos todos nós. Você pode ser nosso representante e comunicar todo fato, seja através desse canal, meu celular ou dos membros e voluntários que ajudam nossa cidade.


    Professora Cristina, Hoje (03/02), instalamos barreiras de concreto. Mas a melhor notícia é que estamos muito próximos de conseguir mais essa importante obra.


    Carléia: Existe o vertedouro de água na represa, a chamada tulipa, que tem a função de escoar o excesso de água. Em contato com os Engenheiros da Cesp, são categóricos em afirmar que não oferece riscos.

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir