Pesquisar matérias

27 de outubro de 2009

Biblioteca Municipal - novo endereço.

Foi inaugurada no dia 22 de outubro a nova sede da Biblioteca Municipal "Professora Maria Adalgisa Camargo Vieira - Dona Cotinha", localizada na Rua Dr. Oscar Thompson, 122 (próximo a escola Cerqueira César).


O acervo da biblioteca estava no arquivo geral (localizado na vila Camargo) sem nenhuma estrutura e de difícil acesso. Agora todos os estudantes e leitores têm uma comodidade em um local muito agradável.


Além da atenção das bibliotecárias (Alba e Joelma) o local mantém à disposição dos usuários, computadores com acesso a internet.


As salas foram cuidadosamente preparadas pela Leila (nossa Diretora Administrativa), por temas literários e também com espaço reservado para as crianças.



Foto: Vereador Ronaldo Fonseca (autor da indicação do novo local para a biblioteca) e o prefeito Barros


Foto: Familiares de D. Cotinha, Vitão e Vereadores Helô, Klinger e Ronaldo.

Matéria TV Vanguarda - afiliada da Rede Globo

Página Principal > Nossa Região

Após passar 3 anos fechada, biblioteca de Paraibuna é reaberta mas parte do acervo está condenado
Desde janeiro equipe tenta recuperar o máximo de títulos e levá-los às prateleiras.

Depois de três anos fechada, a biblioteca de Paraibuna foi reaberta. A notícia é boa, claro, mas poderia ser muito melhor se quase metade do acervo de livros não tivesse sido perdida. Maria Aparecida de Carvalho descobriu que Paraibuna voltou a ter uma biblioteca municipal, para ela cada livro é uma oportunidade de viajar no tempo. “Você viaja o mundo inteiro lendo um livro. Histórias verdadeiras, verídicas, romances”, falou a cabeleireira. As salas são divididas por temas: literatura universal, brasileira, infanto-juvenil. Tem ainda divisão para jornais e revistas. E computadores com acesso à internet. Entre as raridades. Um livro da história da doutrina econômica de 55, época em que a globalização ainda estava por vir. Revistas francesas que ditavam a moda da década de 50. Os fazendeiros de Paraibuna traziam para que as esposas aprendessem a fazer as roupas que faziam sucesso na Europa. “Nós temos um pessoal da melhor idade que vem aqui e se depara com coisas antigas que usaram na época da escola, ou mesmo as revistas de moda e se divertem”, contou a voluntária, Leila Lopes Rangel. O lamentável é que a biblioteca de Paraibuna poderia ser muito mais rica em conhecimento. Os livros eram do acervo da cidade, mas por três anos, ficaram esquecidos nesta antiga escola como num depósito. Com a má conservação e as enchentes, muitos deles ficaram destruídos. Embolorados, com folhas grudadas. As marcas na parede mostram como os alagamentos condenaram boa parte do material. A estimativa é que 40% dos 20 mil livros que estão no local não possam ser reaproveitados. Alba tem a tarefa de salvar o que for possível. O acervo foi doado pela comunidade ao longo do tempo. “É muito triste porque é um patrimônio que foi se perdendo e coisa que poderia estar na cidade para o povo aproveitar”, disse a auxiliar, Alba Freitas Mendes. Desde janeiro de 2009 ela está na empreitada. Quer recuperar o máximo de títulos e levá-los às prateleiras da nova biblioteca. Onde eles possam exercer a função inesgotável de levar ao conhecimento.

Foto: Funcionária recuperando livros abandonados no arquivo.

link da matéria: http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=59487

ASSISTA O VÍDEO: http://www.vnews.com.br/video.php?id=3481

Atenção: Para doação de livros ou informação a respeito da biblioteca entre em contato pelo telefone (12) 3974-3966 ou pelo e-mail: biblioteca@paraibuna.sp.gov.br

6 comentários:

  1. Parabéns a atual Administração por mais esta iniciativa!
    É muito importante ver nossos administradores preocupados em proporcionar as crianças e jovens acesso a cultura e todo tipo de informação, seja essa informação através livros, ou seja através da tecnologia!
    Investir na Educação, é investir no Futuro, com a garantia de excelentes resultados.

    Mais uma vez PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à Paraibuna pelo presente e à administração por esta demonstração de carinho para com a comunidade. Vamos usar bastante esse acervo e disseminar esse bom hábito para toda a cidade.

    ResponderExcluir
  3. É com enorme satisfação que convido a todos a paraticiparem das rodas de leitura que aconteceram na biblioteca. Quando as datas forem confirmadas posto aqui

    ResponderExcluir
  4. Adorei a nova biblioteca,vcs estão de parabéns, quase não acreditei qdo a administração passada se desfez de uma biblioteca tão rica como essa, sabe-se até que muitos livros se perderam, mas é bom que a administração atual está colocando tudo no lugar novamente.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito satisfeita em ver a biblioteca recuperada, parabenizo as funcionárias Alba e Joelma, pois sei o qto é difícil a recuperação e organização dos livros e parabenizo tbm nosso prefeito e vice-prefeito por mais essa realização.

    ResponderExcluir
  6. Grande atitude. Uma biblioteca recuperada, mantida e preservada, com bom acervo diz muito sobre a preocupação da administração com a questão educacional. Paraibuna possui muita história que precisa ser mantida, assim como sua população precisa de acesso à cultura. Parabéns pela atitude. Acho interessante que a Prefeitura deixe aqui no blog um link como canal aberto para doar livros e enriquecer seu acervo. Abraços,
    Pedro

    ResponderExcluir