Pesquisar matérias

27 de maio de 2010

1º Festival do Fogado de Paraibuna

Ocorreu no dia 21 de maio na Cozinha Caipira, o 1º Festival do Fogado de Paraibuna, realizado pela ACEP - Associação Comercial e com o apoio do Comtur, Prefeitura e Voluntários. O trabalho com certeza valeu a pena, pois o evento foi um sucesso no sabor, qualidade e alegria.


O Grupo Chão Caipira e a Dupla Neto e Davy animaram o público com música ao vivo, além das histórias do amigo Zé Borracha.


A idéia principal do evento é apresentar o "fogado", prato típico da culinária paraibunense a toda população e visitantes. Quem ficou com vontade, ainda terá chance de saborear o tradicional fogado de Paraibuna na Feira do Turismo, que acontecerá de 02 a 13 de junho.


Assista a seguir a matéria apresentada pela TV Band Vale. (dê 02 clicks na seta)






Receita do Fogado:

Ingredientes: 03 Kg de carne de músculo cortada em pedaços pequenos; 01 kg de osso de mocotó; sem o couro e a carne, em pedaços; 5 colheres (sopa) de óleo; 1 colher (sopa) de sal; 2 colheres (sopa) de sal com alho; 1/2 xícara (chá) de hortelã-pimenta picadinha; 1/2xícara (chá) de alfavaca picadinha; 2 colheres (sopa) de urucum moído (colorau); 2 xícaras (chá) de cebolinha picada; 1 xícara de salsinha picada e água.

Como fazer: Corte a carne em pedaços de 5 cm e lave muito bem em água corrente, até sair todo o sangue. Numa panela grande e grossa, de ferro de preferência, coloque os mocotós cortados e arrumados no fundo. Ponha os pedaços de carne por cima, adicione água até quatro dedos acima da carne e adicione uma colher de sal. Mexa o sal somente por cima, para que o mocotó não saia do fundo. Tampe e quando ferver, deixe em fogo baixo até amolecer. Vá adicionando a água quente se precisar. Deve levar pelo menos cinco horas de cozimento. Quando amolecer, retire todos os ossos, deixando na panela o mocotó e o tutano que ainda estiverem grudados nele. À parte, refogue o sal com alho, adicione todos os temperos e o urucum. Deixe fritar um pouco e adicione um pouco de caldo. Coloque tudo na panela onde está a carne cozida e mexa bem. Acerte o sal e deixe ferver por mais uma hora.

Como servir: O fogado come-se quente, por isso a panela tem que ficar no fogo. Na hora de servir observe o ritual: coloque a farinha de mandioca no prato e despeje um pouco do caldo do fogado, fazendo um pirão. Depois, coloque pedaços de carne e arroz branco ou com urucum.

"Fogado Paraibuna, patrimônio histórico-cultural do município" - Decreto municipal nº2061.

Nenhum comentário:

Postar um comentário