Pesquisar matérias

31 de março de 2010

E as Estradas Rurais ???

A situação das estradas rurais do município de Paraibuna piorou em 2009, com o aumento da incidência de chuvas. De acordo com a Defesa Civil do Estado, a média de chuvas foi superior à média dos anos anteriores. No início do ano de 2010, o volume foi ainda maior, o que causou sérios danos as nossas estradas rurais.
.
Porém outros contratempos surgiram, o que acabou por adiar ainda mais o trabalho. O maior deles foi com certeza a construção do Aterro Sanitário Municipal, que devido a extensão da obra demandou alguns meses de trabalho, sendo necessário o deslocamento de nossas máquinas para o local, para que fosse possível a concretização do trabalho dentro do prazo determinado pela Cetesb.

Foto: Estradas danificadas pela ação das fortes chuvas

Nosso município possui aproximadamente 1.200 Km (mil de duzentos kilometros) de estradas ruarais, sendo a 4ª maior cidade do Vale do Paraíba em extensão territorial.

Sendo assim, a preocupação com a manutenção das estradas é constante, pois é por elas que grande parte dos munícipes trafegam em busca de saúde, educação e renda (são necessárias para os agricultores escoarem suas mercadorias)

Foto: Material no local aguardando período de estiagem (término das chuvas) - Bairro Alferes Bento.

Uma conquista muito importante para a cidade foi a aquisição de uma máquina motoniveladora (patrol), que foi negociada pelo prefeito Barros com a Petrobrás. Outra, ocorreu esta semana, através da secretaria de meio ambiente do estado que concedeu recursos financeiros para a compra de uma maquina retroescavadeira, devido Paraibuna ter cumprido sua meta em relação ao meio ambiente em 2009.

Com máquinas, mas sem cascalho não tem jeito. A cascalheira da Prefeitura foi inundada pelas águas da represa. Tivemos que procurar outra alternativa. Encontramos e alugamos uma cascalheira particular, que possui material de excelente qualidade e em grande quantidade, suficiente para atender a todo o município.

Foto: Nova Cascalheira

Foto: Cascalho

E agora, com o fim do tempo das águas, foram alugados mais caminhões, máquinas pá carregadeira e empréstimo de maquinários de outros órgãos do estado, que auxiliarão na recuperação das estradas, além da contratação de um Engenheiro exclusivamente para coordenar os projetos de recuperação das estradas.

A Diretoria de Obras, iniciou seu cronograma de trabalho, dividindo a cidade por regiões e já deu início aos mesmos.

Foto: Manilhas de concreto para estrada do Bairro Lageado - 31/03/2010.

... AS OBRAS JÁ COMEÇARAM!

Foto: Recuperação de estrada e instalação de manilhas de concreto no Bairro Alferes Bento - 31/03/2010.

Área de risco é solucionada!

Bairros Capim D'angola e Ribeirão Branco são beneficiados com importante obra.

Foi concluída a obra na antiga erosão do Bairro Capim D’angola, sentido Bairro Ribeirão Branco.
A aproximadamente 300 metros da Rodovia dos Tamoios, no trajeto centro da cidade para a balsa do paraitinga, existia uma cratera gigantesca, com cerca de 20 metros de altura que oferecia risco eminente a todos que utilizavam desse acesso, moradores ou visitantes.


Foto: parte dos tubos de canalização

Em uma parceria entre Prefeitura de Paraibuna e o proprietário da fazenda (ao lado da erosão), foi possível sanar por completo o antigo problema que segundo os moradores, iniciou-se a cerca de 15 anos atrás.


Foto: Local onde havia erosão - risco eliminado.


Foram instalados 120 Tubos de concreto com 01 metro de diâmetro, muitas horas de máquina escavadeira modelo PC e mais de 500 (quinhentos) caminhões de terra para realizar a obra e resolvendo por completo qualquer risco a comunidade local.


Foto: Caixa de concreto para realizar pontos de vistorias (para manutenção).


30 de março de 2010

11ª Regata "Cidade de Paraibuna"

A Prefeitura de Paraibuna e a Diretoria de Esporte, Turismo e Lazer realizaram nos dias 27 e 28 de março a 11ª Regata "Cidade de Paraibuna" na represa da cidade localizada no Bairro Capim D'angola.



Participaram do evento esportistas da modalidade de várias cidades da região.
Neste ano o Executivo inovou na Regata nomeando o troféu da prova de Mário de Souza Oliveira, que faleceu em 2009. A homenagem a seu Mário da Vela, como era conhecido, é um reconhecimento do trabalho que ele realizou em Paraibuna como o idealizador da Regata de Paraibuna.



De acordo com Jacira Camilo de Oliveira, viúva de seu Mário, foi ele quem implantou a escola de Vela em Ilhabela e posteriormente em Paraibuna, além da escola ainda fixou na cidade a Regata.
"O Mário era uma pessoa voltada para o social e a vida dele era dar aulas de Vela, fiquei muito agradecida pela lembrança, e espero sempre contar com a ajuda da prefeitura que graças a eles que realizamos este evento", conta Jacira.


Foto: Lauro (Secretario de Turismo), Regina (Assessora de Turismo), Vitão (Vice-Prefeito) e Braulina (Assessora de Imprensa).


O vice-prefeito de Paraibuna, Victor de Cássio Miranda, conta que a Regata é importante para o município porque visa divulgar Paraibuna e fomentar o turismo náutico e, ainda, relembra que esse evento só existe graças a seu Mário. "Tive o prazer de trabalhar com seu Mário na consolidação da competição de Vela porque na época eu era o Secretário de Turismo, por isso, mais do que merecido essa homenagem", relata o vice-prefeito de Paraibuna.
O Presidente da Câmara de Paraibuna, Klinger, o vereador Ronaldo Fonseca e o vereador João Batista prestigiaram o evento.
Fonte: Câmara de Paraibuna
Fotos: Prefeitura de Paraibuna




.

27 de março de 2010

Rampa de acesso - Projeto de Acessibilidade

Foi inaugurada esta semana a “rampa de acesso da Vila Modesto”, que além de deixar o local mais bonito para nossa população e também para os turistas, traz maior comodidade e segurança aos pedestres e motoristas.

A sugestão da rampa foi do munícipe, Sr. Carlos da Fábrica de Farinha Paraibuna, que reside no local e observava o risco que todos corriam ao passarem pelo local.

Foto: Antes da construção

A benfeitoria foi realizada pela equipe do Alex do Lageado, da Diretoria de Obras da Prefeitura Municipal e também deram "uma cara nova" para a extensão da mureta da Vila Modesto.

Foto: Funcionários da Prefeitura

Esta ótima idéia veio de encontro com a preocupação da administração municipal com a questão da acessibilidade para todos, em especial para aqueles que apresentam dificuldades de locomoção (Idosos, cadeirantes, mães com carrinho de bebê, etc). Anteriormente outras obras com a mesma finalidade foram realizadas: a primeira foi a rampa de assesso no Mercado Municipal, seguida da construção da passarela para pedestre na subida do Bairro Bela Vista.

Foto: Mercado Municipal - Rampa para facilitar o acesso de deficientes e idosos


Foto: Pedestre em situação de risco (Bairro Bela Vista)

Foto: Atual passarela - Maior segurança

.


Mais informações sobre acessibilidade, acesse:


http://vitaoparaibuna.blogspot.com/2009/10/acessibilidade-direitos-da-pessoa-com.html


http://vitaoparaibuna.blogspot.com/2009/10/novas-calcadas-questao-de-seguranca.html

22 de março de 2010

ETEC em Paraibuna

Nessa semana, dia 21 de março (domingo), foi assinado o convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Pindamonhangaba, pelo atual Secretário de Desenvolvimento e Ex-Governador "Geraldo Alckimim".


Na oportunidade reforcei a reivindicação da administração municipal de implantar uma extensão da ETEC (Escola Técnica com cursos gratuitos), no município de Paraibuna.

Em seu discurso o governador me chamou ao seu lado no palco e contou histórias pessoais de seu passado em Paraibuna, demonstrando assim seu carinho e afirmando seu compromisso com a cidade.

Foto: Governador Geraldo Alckimim e Vitão.

Foto: Rubens Antônio Mandetta (Coordenador regional de Ensino do Vale do Paraíba), Arthur (Prefeito de São José do Barreiro), Vitão (Vice Prefeito de Paraibuna), Ana Karin (Prefeita de Cruzeiro).



O que é a ETEC:


ETEC (Escola Técnica Estadual) refere-se as instituições de ensino mantidas pelo governo do estado de São Paulo e subordinadas ao Centro Paula Souza, que ministram aulas de cursos técnicos e ensino médio.



Na década de 1960 houve reuniões entre o Conselho Educacional para a criação de instituições que atendessem à necessidade do acompanhamento profissional e expansão industrial de São Paulo. A partir de 1967, quando Roberto Costa de Abreu Sodré assumiu o governo do estado, foi que a idéia de se criarem escolas técnicas foi se tornando cada vez mais concreta. Em 6 de outubro de 1969, o Centro Paula Souza iniciou suas atividades. Atualmente são 141 escolas, que ministram cursos técnicos e de ensino médio em 120 municípios do estado, com cursos gratuitos. As ETEC estão entre as melhores escolas públicas do Brasil, quando comparadas com outras escolas de ensino médio.


Para ingressar numa ETEC, o candidato deve passar por um o vestibulinho, concurso aplicado para quem pretende estudar em escolas técnicas.


.

Fonte: Revista Estevam Galvão é + trabalho - Prestação de contas 2007/2009

Mais informações acesse:


http://www.agoravale.com.br/agoravale/noticias.asp?id=22274&cod=1


http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/


.
http://www.saopaulo.sp.gov.br/trabalhandoporvoce/desenvolvimento-paulasouza


.
http://www.pindamonhangaba.sp.gov.br/fotos/782/
.

12 de março de 2010

Vídeo das Obras e Eventos - 2009

Apresentação de algumas obras e eventos realizados pela Administração no ano de 2009.
Este vídeo foi apresentado durante o almoço de Confraternização dos Funcionários da Prefeitura de Paraibuna e encontra-se no site do YOU TUBE.

http://www.youtube.com/watch?v=RP2FTSZMhtg


Clique na seta para iniciar apresentação

11 de março de 2010

Educação: Novas salas de aula!

A reforma e ampliação da EMEFI do Bairro do Itapeva levou apenas 45 dias. A obra teve início em dezembro e foi concluída na primeira quinzena de fevereiro. Os alunos já estão aproveitando o novo espaço.


Antes a escola possuía apenas quatro salas, agora ganhou mais duas. No atual prédio, o pátio recebeu piso, também foi construída uma lavanderia, uma cozinha, sala para os professores e um novo refeitório.

Foto: Mais espaço e conforto no refeitório.


Além das disciplinas da grade curricular, as crianças recebem aulas de música e inglês. São cinco séries, do 1º ao 5º ano, sendo quatro turmas do Ensino Fundamental no período da manhã e uma do Infantil à tarde, totalizando 70 alunos.

Foto: Novas salas de aula.

********************************************************
Comentários de internautas no Orkut

Mais informações acesse:

http://www.paraibuna.sp.gov.br/noticia.php?Id=118
.

Educação: Mais um ônibus.

Esta semana nossa cidade foi contemplada com mais um ônibus, que foi adquirido junto a Secretaria de Educação do Estado.
O governo estadual comtemplou os municípios que cumpriram suas metas com a educação nos itens pré relacionados no início do ano. (regularização do transporte escolar municipal, cadastro dos alunos, etc.).
.

Até o momento nossa cidade já adquiriu 04 ônibus zero Km e 01 semi novo, oferecendo assim mais segurança para as crianças e qualidade na educação municipal.

Novo ônibus com capacidade para transportar 31 alunos

Mais informações acesse:

http://www.cmparaibuna.sp.gov.br/noticia.php?Id=142

8 de março de 2010

Ambulância Semi UTI e Furgão

Mais uma importante conquista para nosso município.
Mais um sonho realizado!
.
Saúde:
.
Esta semana Paraibuna adquiriu através de recursos próprios, uma ambulância Semi UTI.
O município de São José dos Campos é a referência para atendimento nos casos de saúde mais complexos e por muitas vezes o translado entre as cidades pode ser decisivo para a vida das pessoas.
A semi UTI oferece mais eficiência no atendimento ao paciente pois possui desfibrilador, balão de oxigênio, rádio comunicador, além de maior espaço físico para médicos e enfermeiros realizarem um melhor trabalho.


A semi UTI foi comprada pela Prefeitura Municipal por cerca de R$ 130.000,00 (cento e trinta mil reais).



Educação:

Também foi adquirido um Furgão Peugeot, modelo Boxer, com capacidade de 1.500 kg, que será utilizado exclusivamente para transporte da merenda escolar, oferecendo assim mais qualidade, melhor higiêne e mais agilidade com a merenda das crianças.



O furgão foi comprado pela prefeitura municipal por aproximadamente R$59.708,10 (cinquenta e nove mil setecentos e oito reais e dez centavos).


Mais informações acesse o site:


http://www.paraibuna.sp.gov.br/noticia.php?Id=116