Pesquisar matérias

22 de março de 2010

ETEC em Paraibuna

Nessa semana, dia 21 de março (domingo), foi assinado o convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Pindamonhangaba, pelo atual Secretário de Desenvolvimento e Ex-Governador "Geraldo Alckimim".


Na oportunidade reforcei a reivindicação da administração municipal de implantar uma extensão da ETEC (Escola Técnica com cursos gratuitos), no município de Paraibuna.

Em seu discurso o governador me chamou ao seu lado no palco e contou histórias pessoais de seu passado em Paraibuna, demonstrando assim seu carinho e afirmando seu compromisso com a cidade.

Foto: Governador Geraldo Alckimim e Vitão.

Foto: Rubens Antônio Mandetta (Coordenador regional de Ensino do Vale do Paraíba), Arthur (Prefeito de São José do Barreiro), Vitão (Vice Prefeito de Paraibuna), Ana Karin (Prefeita de Cruzeiro).



O que é a ETEC:


ETEC (Escola Técnica Estadual) refere-se as instituições de ensino mantidas pelo governo do estado de São Paulo e subordinadas ao Centro Paula Souza, que ministram aulas de cursos técnicos e ensino médio.



Na década de 1960 houve reuniões entre o Conselho Educacional para a criação de instituições que atendessem à necessidade do acompanhamento profissional e expansão industrial de São Paulo. A partir de 1967, quando Roberto Costa de Abreu Sodré assumiu o governo do estado, foi que a idéia de se criarem escolas técnicas foi se tornando cada vez mais concreta. Em 6 de outubro de 1969, o Centro Paula Souza iniciou suas atividades. Atualmente são 141 escolas, que ministram cursos técnicos e de ensino médio em 120 municípios do estado, com cursos gratuitos. As ETEC estão entre as melhores escolas públicas do Brasil, quando comparadas com outras escolas de ensino médio.


Para ingressar numa ETEC, o candidato deve passar por um o vestibulinho, concurso aplicado para quem pretende estudar em escolas técnicas.


.

Fonte: Revista Estevam Galvão é + trabalho - Prestação de contas 2007/2009

Mais informações acesse:


http://www.agoravale.com.br/agoravale/noticias.asp?id=22274&cod=1


http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/


.
http://www.saopaulo.sp.gov.br/trabalhandoporvoce/desenvolvimento-paulasouza


.
http://www.pindamonhangaba.sp.gov.br/fotos/782/
.

Um comentário:

  1. Vitao, grata pela resposta. Eu venho acompanhando bem de perto o Centro Paula Souza e aliás desde que decidimos morar em Paraibuna, o meu maior desejo era trazer esta escola técnica para cá. Paraibuna pode nao ter empresas mas pode ter um berçário preparatório de jovens capacitados para o mercado. E isto só com educação fortalecida. Ficarei na torcida para que a ETEC venha pra cá tbem. Abraços, Sandra.

    ResponderExcluir